Na reta final
Uma estratégia equivocada muito disseminada nesta atual campanha, foi a tentativa de “colar” a imagem do Presidente Lula, em alguns candidatos e candidatas, entusiasmados com sua elevada popularidade. Obviamente, não “colou”, nem poderia colar; o povo não se deixa enganar por estas manobras e, além do mais, não dá para confundir alhos com bugalhos. “Quem nasceu pra lagartixa, nunca chega a jacaré” – diz com muita propriedade a sabedoria popular. Seria como tentar “colar” a imagem do Pelé, num perna-de-pau do Arranca Toco Futebol Clube. Enquanto milionários, confusos e barulhentos recursos de mídia, tentavam fazer milagres, um candidato conseguiu em verdade, “incorporar” um estilo similar ao personagem Lula, cair na graça do povão e identificar-se com seus anseios, pautando sua campanha, na humildade, no contato direto, na linguagem simples e compreensível a todos segmentos do povão. É o efeito “Lula genérico itabunense”, que pode não ter a mesma embalagem do original, mas produz o mesm...