O marketing e a arte de vencer sem precisar usar a espada
“A guerra tem regras. A luta livre na lama tem regras. A política não tem regras”. Ross Perot – candidato a presidência dos Estados Unidos da América A dúvida sobre a questão se Sun Tzu existiu de verdade ou é uma mera figura lendária ou um mito que se sobrepôs ao tempo, mas cujos ensinamentos nos foram transmitidos ao longo de mais de 2,5 mil anos, não importa e é até irrelevante. O fato concreto evidenciado no livro Marketing e a Guerra – Sun Tzu e a arte de vencer sem usar a espada, de Kleber Torres, publicado na Amazon, é que os seus conhecimentos têm aplicações no campo militar, no mundo corporativo e até em ações na vida cotidiana ou mesmo no conturbado e insólito setor político, onde o cenário é de nuvens que mudam a todo o momento ao sabor dos ventos e das circunstâncias compondo um cenário permanentemente aleatório e mutante. Tomando como referência Machado de Assis, o marketing político equivaleria em termos metafóricos a uma guerra, cujas batatas e cobranças ser...